top of page

Quais os principais desafios do Gerenciamento de Patches, Atualizações de Segurança,como superá-los?

Manter o software atualizado com os patches de segurança mais recentes é essencial para as empresas em um momento em que ameaças cibernéticas estão atuando de maneira cada vez mais eficaz.



No artigo a seguir, abordaremos os desafios do processo que garante que todo o seu software esteja atualizado e que as vulnerabilidades conhecidas tenham sido corrigidas. Continue a leitura!


Mas antes, o que é gerenciamento de patches?

O gerenciamento de patches é o processo de distribuição e aplicação de correções ao software. Isso inclui sistemas operacionais, software de sistema, navegadores e aplicativos executados em seus servidores, desktops e laptops.


Os fabricantes dos softwares emitem patches por dois motivos principais: corrigir bugs funcionais e remediar vulnerabilidades de segurança que podem ser exploradas por hackers. Existem vários tipos diferentes de lançamentos de patches, incluindo hotfixes, correções de segurança e service packs.


Importância do gerenciamento de patch no tratamento de vulnerabilidades

A gestão adequada de patches de segurança é um dos elementos essenciais para a segurança cibernética de uma empresa. Ano após ano, evidencia-se que vulnerabilidades antigas, para as quais correções estão disponíveis há quatro ou cinco anos, continuam a ser exploradas por tais atores.


A resistência à implementação de patches de segurança é uma prática muito comum nas organizações. A mentalidade geral é a de que “se está funcionando, não deve ser tocado”, e o medo de que as atualizações possam resultar em falhas e interrupções alimenta essa resistência.


Existem diversos exemplos de outras organizações que falharam em aplicar patches de segurança em tempo hábil. Casos em que vulnerabilidades antigas e não corrigidas causaram impactos financeiros substanciais devem servir como alertas.


Qual é o objetivo do gerenciamento de patches?

O objetivo do gerenciamento de patches é manter a máxima operação funcional do software e manter uma boa postura de segurança. A correção de vulnerabilidades de software por meio de patches reduz a “superfície de ataque” e mantém ameaças afastadas.



Mas afinal, quais são os principais desafios do Gerenciamento de Patches e Atualizações?

A seguir, apresentaremos uma lista com detalhes sobre os principais obstáculos encontrados na gestão de patches e atualizações:


  • Conformidade com Regulamentações e Normas:

Muitas indústrias têm regulamentações rigorosas sobre segurança de dados e exigem a aplicação regular de patches e atualizações. Manter-se em conformidade pode ser complexo.


Além disso, estabelecer processos e políticas claras de conformidade, com verificações regulares para garantir que todas as atualizações necessárias sejam aplicadas de acordo com as regulamentações relevantes será um passo essencial.


  • Coordenação entre Equipes e Departamentos:

Em grandes organizações, diferentes equipes podem ser responsáveis por diferentes sistemas e componentes. Coordenar a aplicação de patches e atualizações em toda a empresa pode ser desafiador. Implementar sistemas de comunicação eficazes para garantir que todas as partes estejam alinhadas, também certamente contribuirá.


  • Resistência à Mudança:

Algumas equipes ou partes interessadas podem resistir à aplicação de patches. Educação e conscientização são fundamentais. Demonstrar os riscos associados à não aplicação de patches e destacar os benefícios em termos de segurança pode ajudar a superar a resistência à mudança.


  • Falta de automação:

Com centenas de endpoints para gerenciar, utilizar ferramentas de gerenciamento de patches que ofereçam recursos de automação pode simplificar muito o processo. Economiza tempo, melhora a resposta de atendimento e ainda torna possível realizar análises sobre os cenários de segurança e ciclo de vida dos softwares.


Já imaginou ter na sua empresa um sistema capaz de fazer o gerenciamento seguro e eficaz de ameaças e atualizações? Conheça o Ivanti Neurons for Patch Intelligence!


Com ele sua empresa terá informações automatizadas sobre sua exposição ao risco, fornecendo priorização de remediação com base no risco do adversário. Entenderá rapidamente quais ações de correção devem ser executadas primeiro com a Classificação de Risco de Vulnerabilidade (VRR).


Aja mais rápido contra a exposição ao risco priorizando onde fazer o patch com o Ivanti Neurons para Patch Intelligence.


Acesse agora mesmo https://www.4deal-solutions.com.br/neurons-for-patch-intelligence e faça uma demonstração!

Comments


bottom of page