O mercado de TI continua aquecido, pois a tecnologia é vital para qualquer empresa que deseja se manter competitiva, principalmente no período pós-pandemia. No entanto, para que esse processo de transformação digital ocorra de maneira transparente e assertiva, é preciso dar atenção à governança de TI.
Assim, ao implementar essa prática, o seu negócio estará assegurando um compromisso com a inovação, a competitividade e a transparência. Quer saber mais sobre esse conceito e sobre como aplicá-lo? Continue a leitura deste artigo exclusivo preparado pela 4Deal Solutions.
Entenda a governança de TI
Quando falamos de governança de TI estamos falando de um conjunto de práticas aplicadas para orientar líderes, gestores e executivos da empresa na hora de tomar decisões estratégicas para a organização na área da tecnologia da informação.
Essas regras são definidas através de exigências do setor e também com base nos valores internos da empresa. Outro ponto é que essas práticas também determinam as responsabilidades de cada setor e os resultados que são esperados em cada atividade desenvolvida pelas equipes.
Isso significa que, na prática, a governança de TI define como a tecnologia da informação funciona dentro da empresa, verificando se as normas e as políticas estão sendo seguidas e se estão alinhadas à visão, missão e metas da empresa.
Qual o papel da governança de TI?
A governança de TI não só é vital para as empresas como também deve ter um papel destaque nas estratégias a longo prazo, principalmente no que tange ao processo de transformação digital. No que se refere aos seus objetivos e funções, podemos citar:
dar suporte para uma tomada de decisões fundamentada;
garantir a segurança das informações;
otimizar a aplicação de recursos tecnológicos e humanos;
criar diretrizes, responsabilidades, competências e habilidades da área;
controlar processos internos;
trazer mais transparência aos processos e prioridades da área;
estar alinhada com a visão, missão, valores e metas da empresa;
mensurar o desempenho da área por meio de KPIs estabelecidos estrategicamente;
ampliar e melhorar os processos de segurança internos e externos;
gerenciar os riscos de TI que afetam também outros setores;
auxiliar a empresa a tomar decisões mais vantajosas.
Como implementar?
Para implementar a governança de TI o primeiro passo é desenvolver um modelo organizacional específico para ela. É possível utilizar frameworks existentes para estabelecer essa prática dentro da empresa. Os mais conhecidos são:
ITIL (Information Technology Infrastructure Library): tem como foco estabelecer as principais demandas que devem ser atendidas pelo setor, avaliar e determinar como a TI presta seus serviços para outras áreas;
COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies): tem como objetivo assegurar que a gestão e a governança de TI estejam de acordo com o planejamento estratégico da organização;
PMBOK (Project Management Body of Knowledge): busca criar uma referência para implementar a gestão de qualquer projeto, sendo muito útil na avaliação e gestão de riscos e pode ser utilizado em conjunto com o COBIT e ITIL.
A próxima etapa é avaliar o papel que a TI desempenha na organização. Ela é estratégica? Os seus processos estão bem definidos e mapeados? Atua de forma proativa ou reativa em relação a outros setores? Está integrada ao processo de tomada de decisão da empresa?
Ao responder essas perguntas você identificará o nível de maturidade e papel estratégico em que a sua TI se apresenta e desempenha. Para que essas políticas sejam implementadas é preciso que a TI seja parte estratégica da organização.
A implantação dessas políticas não é complexa, mas não ocorre imediatamente, exigindo ações de curto, médio e longo prazo. Enfim, a governança de TI visa designar os direitos de decisão nas questões de real valor para a organização.
No cenário atual de competitividade do mundo dos negócios, a governança de TI torna-se cada vez mais necessária. A 4Deal Solutions e a Ivanti possuem as soluções que a sua empresa precisa para tornar essa implementação uma realidade.
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